top of page

SERVIÇOS

Fazemos_cada_um_dos_quadros_de_forma_uni
21371108_1098846860217717_66323563729118
13528358_780329162069490_361217098639999
Design de interiores

Transformar o lugar onde a gente vive em um espaço que traduza a nossa personalidade é um dos princípios básicos da decoração. 
Uma composição de quadros é capaz de transformar toda a casa. Independente do estilo, quadros acrescentam charme, originalidade e beleza aos ambientes.

Como começar 

Os quadros são uma ótima maneira de vestir as paredes de uma casa!

Há qualquer coisa de cativante num quadro que pode, simultaneamente contar uma história e proporcionar nova vida a uma divisão, tudo isto sem ocupar um grande espaço.

Como tudo na boa decoração, também a escolha de quadros pode não ser uma tarefa fácil ou simples.

Estabelecer a escala ideal para um quadro numa divisão pode ser feito tendo em conta o tamanho da parede ou o tamanho de uma peça de mobília próxima. Muitos quadros juntos num espaço pequeno podem torná-lo ainda mais diminuto.

Um pequeno quadro numa parede gigantesca ficará perdido e será pouco apreciado.

Um quadro que for mais largo do que aquilo sobre o qual está exposto, cria um efeito visual pouco equilibrado.

Um quadro pode ainda assumir o papel de foco central de uma sala, na ausência de uma janela ou lareira, por exemplo. Já os quadros agrupados, funcionam como um único conjunto

inspiração

O quadro é considerado elemento da decoração. Assim, o bom senso é o melhor aliado do gosto pessoal. Além de combinar cor e estilo, os quadros devem ser bem posicionados.

O melhor é coloca-los sempre no nível da linha do olhar. Assim, se ele estiver acima de um móvel, a distância do quadro para o móvel é de 30 centímetros.

Se a distância for contada do chão, a altura ideal é de 1,50 metro.

O local para a fixação de um quadro deve levar em conta aspectos básicos de decoração, como: visibilidade, luminosidade, volume e harmonia.

Visibilidade: O quadro deve estar numa altura suficiente para que seja facilmente visualizado.

Luminosidade: Ele deve estar num local com bastante

luminosidade, de modo a dispensar luz artificial, a não ser que a intenção do decorador seja exatamente usar esse recurso.

Volume: Colocar um quadro grande numa parede relativamente pequena ou vice-versa, desequilibra o ambiente, deixando o ambiente desconfortável.

Harmonia: O quadro deve ter uma relação com o ambiente e não o ambiente com o quadro. É certo que, nesse caso, a relação vai depender muito da imaginação do decorador.

Para não errar recomenda-se não misturar os estilos. Tapeçaria combinada com quadros, por exemplo, não é uma opção feliz.
 

A IMPORTÂNCIA DOS QUADROS NA DECORAÇÃO

Os quadros são elementos decorativos e ajudam a tornar um ambiente visivelmente confortável e marcam a identidade  do local. Podem ser gravuras, fotos, desenhos.

Para facilitar sua escolha,  a distribuição e valorizar a obra e o ambiente, algumas dicas ajudam bastante, resultando em um conjunto bonito e harmônico.

  • Os quadros devem ser distribuídos considerando o tamanho da parede, a posição e a quantidade dos móveis, altura do pé direito.

  • Tem que ter equilíbrio entre espaços preenchidos e vazios. Cuidado com as proporções entre parede x obra.

  • O quadro deve ter harmonia com o ambiente e ser proporcionais à parede. Parede grande não combina com quadro pequeno,mas, uma sequência deles pode ficar super legal, e vice- versa.

  • Pendure os quadros de forma que o centro fique a 1,60m ou 1,70m do chão. Assim todos podem apreciar, desde os maiores aos mais baixinhos. A maneira clássica de fixar quadros é na altura dos olhos.

  • Misture! Não tenha medo, ouse com molduras e formatos diferentes, mas, tem que ter harmonia com o ambiente. Principalmente se for uma parede de fotos, fica o máximo!

  • Se tiver obras pequenas, agrupe em uma parede. Crie uma forma imaginária e distribua dentro da mesma, por exemplo um quadrado imaginário. Em paredes estreitas, crie colunas.

  • Para alinhar quadros de medidas diferentes, use um referencial, alinhe todos por cima ou por baixo.

  • Quando for decorar uma parede de escada, as obras devem acompanhar o alinhamento dos degraus.

 

  • Hall: pode colocar um quadro grande, ou criar composições juntamente com aparador. Chique.

 

  • Corredor: use quadros pequenos, pois serão vistos de perto.

 

  • Caso o quadro esteja acima de algum móvel (aparador, sofá), o início da moldura deve ficar no mínimo 25 cm distante da altura do móvel. Imagine a cena, você sentado em um sofá batendo a cabeça em um quadro… ninguém merece, né? Além de ser incômodo, o quadro vai mudando de posição.

 

  • Salas de Jantar/ Estar: pede um quadro imponente e que tenha a ver com a decoração da casa. Para salas clássicas: paisagens, figuras humanas, cenas do cotidiano. Sala contemporânea: quadros abstratos e cores fortes.

 

  • Quadro acima da cama, se tiver cabeceira, a 20cm acima da altura da cabeceira, se não houver cabeceira, 60cm do chão.

  • Quartos de adultos: o quadro deve preencher toda a extensão da cama/ cabeceira. Se não houver quadro grande, faça uma composição com mais peças.

 

  • Quartos infantis: use quadros menores, acompanhando a temática do quarto ou rico em detalhes que estimule a curiosidade da criança.

 

  • Quartos adolescentes: use quadros descontraídos, coloridos, que exponha a personalidade da pessoa.

  • Escritório: quadros com paisagens urbanas, animais, ou até mesmo divertidos, de acordo com a personalidade do local e serviços oferecidos.

 

  • Se for usar mais de uma quadro na mesma parede, não coloque muito próximo. Cada um deve ter sua identidade valorizada, e siga também a mesma temática.

  • Se os quadros estiverem na mesma parede, alinhe – os pela base. Se estiverem em paredes diferentes, alinhe pela parte superior.

 

Uma dica para montar os quadros: corte papéis no formato das molduras e vá simulando as combinações.

 

Para fixá – los utilize ganhos ou fita  adesiva nos locais que deverá ser furado, escolha a bucha de acordo com o peso e moldura. Caso o quadro seja leve, vale usar as fitas adesivas dupla face.

A iluminação é um item essencial, use luzes direcionadas aos quadros. Se não tiver como, cuide para que a iluminação do ambiente não crie sombra e nem modifique os tons da obra. A lâmpada dicróica 50W 38 graus com filtro embutida no teto, com distância de 50 ou 60 cm da parede.

A moldura é responsável pelo acabamento do quadro, portanto, saiba escolher. Em quadros onde foram utilizados pinturas e texturas de cores quente, use molduras com a mesma intensidade de cor. A moldura deve combinar com o tema e intensidade da obra.

KARINA BROCCA  -  DESIGN DE INTERIORES

  • White Twitter Icon
  • White Facebook Icon
  • White Google+ Icon
bottom of page